top of page

MULTIPLICAÇÃO DA LAVANDA

A lavanda pode ser multiplicada por sementes ou por propagação vegetativa. Na região da Provence na França, a propagação das sementes teve seu início através da recuperação das sementes que restavam no fundo do saco utilizado para colocar as flores coletadas. A grande desvantagem da multiplicação das sementes é o longo tempo para que as mesmas germinem. Estima-se que são necessários de 30 a 35 dias para ocorrer a germinação. Para facilitar a germinação, é possível fazer um tratamento das sementes com giberilina. É importante salientar que as sementes podem permanecer viáveis no solo por vários meses.

O método mais utilizado para multiplicação da lavanda é a propagação vegetativa. Pode ser utilizado um material vegetativo lignificado ou herbáceo. Na França, ramos lignificados são pouco utilizados, tendo em vista que as quantidades de raízes formadas são pequenas comparada ao ramo herbáceo. Ramos herbáceos de 10 a 15 cm de lavanda são retirados e colocados em uma mistura de material que facilite o crescimento de raízes. O substrato utilizado tem que ter boa capacidade de drenagem para evitar o apodrecimento dos ramos de lavanda. Idealmente, o material deve ser colocado em um ambiente protegido contra a ação de ventos fortes e altas temperaturas. Na França, as mudas são produzidas em berçários ou estufas, tendo-se o cuidado de manter a humidade do ambiente alta para evitar desidratação dos ramos herbáceos.

Para facilitar o enraizamento pode-se lançar mão do uso de hormônios. A literatura cita dois tipos de hormônios para este fim: a tiamina (vitamina B1) e o ácido indobultírico. A vitamina B1 pode ser usada na proporção de 500 mg para cada 750 mL de água. Já o ácido indobultírico deve ser usada na concentração de 1000 mg para cada litro (álcool e água). 

Em Garanhuns por possuir um clima mais ameno, tem-se conseguido produzir mudas, deixando-as em local com sombra (embaixo de uma árvore por exemplo) ou embaixo de um sombrite. Irrigações devem ser feitas pelo menos 3 vezes por dia, no período de estiagem apenas.

bottom of page