top of page

INTRODUÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: John Mason (Growing & knowing lavender)

 

 

 

A lavanda é uma planta aromática também conhecida como o ouro azul ou símbolo eterno da Provence (França). É considerada um verdadeiro tesouro olfativo. Ocupa as regiões montanhosas e secas da Provence.

Desde tempos muito remotos, a lavada tem sido utilizada sob forma de flor devido suas qualidades olfativas e medicinais. Na idade média, a lavanda era muito importante para os Beneditinos que as utilizavam costumeiramente, devido suas propriedades calmantes e antissépticas.

Segundo relatos históricos, a lavanda é originária da Pérsia, atual Irã. O nome lavanda, deriva da palavra em latim lavare (lavar, purificar). A lavanda foi difundida na região da Provence através dos Romanos há muitos anos atrás. Em Provence, a lavanda adaptou-se muito bem ás condições edafoclimáticas, tornando a região um tesouro olfativo, aromático e colorido, constituindo-se, portanto, numa das mais importantes culturas de toda a França.

Os romanos, utilizavam a lavanda para perfumar os banhos, os Egípicios no processo de mumificação, os Celtas como planta terapêutica e na produção de perfumes. Nas faculdades de medicina de Marseille e Montpellier, a lavanda foi muito utilizada como planta curativa, inclusive no combate a peste negra.

Atualmente, a lavanda tem sido muito utilizada na indústria do perfume, de cosméticos e de medicamentos.

Aprenda mais sobre a lavanda lendo nossos artigos.

bottom of page