top of page

PLANTIO DA LAVANDA

O plantio de lavanda, preferencialmente, deve ser realizado no início das chuvas. Claro que no verão, o plantio pode ser realizado. Neste caso, será necessário lançar mão da utilização de um sistema de irrigação durante um período de pelo menos 3 meses.

 

Em Garanhuns, temos observado que o plantio tanto no inverno como no verão não prejudica o crescimento da planta. Todavia, a velocidade de crescimento da lavanda é maior quando plantada no verão sob condições de irrigação.

Importante salientar a necessidade de utilizar solos não impermeáveis, já que a lavanda não tolera solos encharcados. É imprescindível também corrigir o pH do solo, através da aplicação de calcário, de acordo com a análise de solo.

 

A aplicação de matéria orgânica estabilizada, independente da origem, deve ser utilizada. Resultados de campo em Garanhuns, demonstram que o uso de uma fonte de matéria orgânica na cova e em cobertura, tornam a lavanda mais jovens resistentes a período de até 3 meses de estiagem, sem aplicação de água.

Plantios de lavanda bem manejados podem permanecer produtivas por aproximadamente 10 anos. Neste sentido, é importante utilizar as recomendações técnicas no que se refere a aplicação de matéria orgânica, correção de solos e aplicação de nutrientes. Também é importante levar em consideração a necessidade de realizar a poda das plantas, antes das flores secarem.

bottom of page