top of page

COLHEITA E PODA​

Manter a flor da lavanda no pé, é um erro muito comum que muitos praticam. É claro que um pé de lavanda florido proporciona um espetáculo de beleza para os nossos olhos devido a cor azul emitida. Porém, é importante salientar que enquanto a flor está no pé, a mesma está consumindo energia da planta, sendo necessário retirá-la sempre quando atingir o ponto de colheita.

A grande maioria das espécies de lavanda além de suportarem bem a poda respondem positivamente a esta prática. O objetivo da poda não e só de dar forma a planta e colher as flores. É também uma maneira de proporcionar maior vigor a planta, favorecendo a produção de novos ramos e consequentemente, maior número de botões florais. Podemos afirmar que plantas de lavanda que são podadas com regularidade e no momento certo, são mais longevas.

Na França a colheita da lavanda é realizada no décimo quarto dia do mês de Messidor no calendário revolucionário francês, correspondendo ao período situado entre 19 de junho e 10 de julho no calendário Gregoriano. 

bottom of page